Páginas

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

UM LIBERTADOR PARA ISRAEL

LIÇÃO 2: UM LIBERTADOR PARA ISRAEL

LEITURA BÍBLICA BASE 
Êxodo 3.1-9. 
1 - E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto e veio ao monte de Deus, a Horebe.
2 - E apareceu-lhe o Anjo do SENHOR em uma chama de fogo, no meio de uma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia.
3 - E Moisés disse: Agora me virarei para lá e verei esta grande visão, porque a sarça se não queima.
4 - E, vendo o SENHOR que se virava para lá a ver, bradou Deus a ele do meio da sarça e disse: Moisés! Moisés! E ele disse: Eis-me aqui.
5 - E disse: Não te chegues para cá; tira os teus sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.
6 - Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus.
7 - E disse o SENHOR: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.
8 - Portanto, desci para livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do a morreu, e do ferezeu, e do heveu, e do jebuseu.
9 - E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel chegou a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem.

OBJETIVOS 
Compreender como se deu a chamada e o preparo de Moisés.
Saber quais foram as desculpas apresentadas por Moisés ao Senhor.
Analisar como foi a apresentação de Moisés a Faraó.

INTRODUÇÃO 
Palavra Chave. Libertador: O que liberta; que concede a liberdade. 
- Nesta lição, aprenderemos a forma e as circunstâncias em que Moisés foi chamado por Deus para libertar o seu povo do Egito. 
- Moisés foi um dos primeiros homens a ser preparado por Deus para executar sua obra, posteriormente, vimos no decorrer da história bíblica, Deus preparando homens e mulheres para executar a Sua vontade em suas respectivas gerações.
- Da mesma forma que Deus chamou e preparou Moisés e os demais homens mencionados nas Escrituras Sagradas, Ele nos chama e nos capacita hoje (Is 41.10), para fazermos a diferença na nossa geração.  
- Aprenderemos ainda algumas características de Moisés. 

I. MOISÉS — SUA CHAMADA E SEU PREPARO (Êx 3.1-17). 
MOISÉSFilho de Aram, neto de Caat, bisneto de Levi, trineto de Jacó e tetraneto de Isaac. Quando Moisés nasceu vigorava o decreto do Faraó do Egito que condenava todos os meninos recém nascidos à morte. Sua mãe, para salvá-lo, colocou-o num cesto e soltou-o no rio Nilo. O menino foi encontrado pela filha do Faraó que, penalizada, permitiu que a mãe de Moisés “disfarçada” o amamentasse e o criasse. Quando Moisés cresceu sua mãe entregou-o à princesa que o adotou e deu-lhe o nome de Moisés que significa: “Salvo do Rio”. 

Moisés um plano perfeito de Deus para socorrer o seu povo, veja algumas características importantes sobre este homem:
- Foi livrado da morte duas vezes ainda recém-nascido: 1º Decreto do Faraó (Ex 1.16) e do 2º Decreto (Ex 1.22; 2.3); 
- Filho de hebreus; Cresceu em lar egípcio; Conhecedor da ciência e cultura egípicia; Sabia que os hebreus eram oprimidos pelos egícios (2.11,23);  Não aceitava a injustiça; Tinha coragem (2.12,17); Tinha disposição para aplicar a justiça (2.17,19); Foi pastor de ovelhas (3.1).  

1. Deus chama o seu escolhido. 
- Quando o Senhor escolheu. Deus escolhe o homem no ventre (Is 44.1; 49.1; Jr 1.5; Gl 1.15), e chamou. A chamada é posterior à escolha (1 Sm 3.11; Mc 6.2). 

- Moisés pastoreava ovelhas quando foi chamado por Deus (Ex 3.1); 

- Um excelente aprendizado (Sl 77.20). Moisés foi pastor de ovelhas (Ex 3.1); Davi foi pastor de ovelhas (1 Sm 16.11) e o Senhor Jesus é Pastor de nossas almas (Jo 10.11), Aleluia!. 

- Deus usa a ovelha para representar o seu povo. (Is 53.6; Sl 100.3, 79.13; Ez 34 5-8); para melhor compreensão dessa peculiaridade, destacamos algumas qualidades desse animal: Mansa e Submissa, Js 53.7; Jr 11.19. Incapazes de se defenderem do leão e do lobo, Mq 5.8; Mt 10.16; Jo 10.12. Propensa a cair em covas, Mt 12.11. Conhece a voz do pastor, Jo 10.2-5.

- Deus sempre tem alguém para alimentar e cuidar do seu rebanho; 

- O Senhor chama, mas cabe ao homem cuidar do seu preparo para ser útil a Deus. (Rm 12.7-8; 1 Tm 3.1-10).

2. O preparo de Moisés (Êx 3.10-15). 
Moisés experimentou o silêncio e a solidão do deserto em Midiã (Êx 3.1). Moisés teve toda sua vida preparada por Deus, porém só descobriu quando lhe foi revelado pelo próprio Deus (3.2), é como se fosse um milagre oculto, ou seja, de uma forma velada, Deus estava preparando Moisés para libertar o seu povo, em outras palavras, Deus estava preparando o milagre que os hebreus precisavam; 

Aplicação
- O seu milagre está sendo preparado, e no tempo certo, vai chegar..

- Os primeiros 40 anos de sua vida, passou no lar de seus pais e no palácio de faraó:
No lar de seus pais recebeu preparação religiosa; 
No palácio de faraó adquiriu conhecimento intelectual e político, além de treinamento militar. 

- Os segundos 40 anos, passou refugiado no deserto de Midiã, onde se casou, meditando e trabalhando como pastor

Exemplos de outros homens de Deus que passaram pelo deserto: Elias, 1 Rs 19.4; João Batista, Mt 3.1-3 e Jesus, Mt 4.1. 

- Moisés foi preparado por Deus durante 80 anos, para cumprir sua missão de libertador, condutor, escritor e legislador para o povo de Deus no deserto durante 40 anos. 

Aplicação
Talvez Ele o esteja chamando para a realização de uma obra. Qual será sua resposta?

3. O objetivo da chamada divina (Êx 3.10). 
- O objetivo da chamada de Deus a Moisés, era a retirada do povo de Israel do Egito (3.10), em razão das seguintes circunstâncias: Aflição do povo de Deus no Egito, Ex 3.7-11 e que Deus tinha planos de fazer de seu povo uma grande nação, Gn 12.2.  

Nota/observação.
Deus pode, segundo o seu querer, agir diretamente. Contudo, o seu método é usar homens e mulheres junto aos seus semelhantes. 

Comparação:
Hoje, em relação a muitas igrejas, Deus está dizendo à seus dirigentes: “Tira o ‘Egito’ de dentro do meu povo”. É o mundanismo entre os crentes, na teoria e na prática; no viver e no agir, enfraquecendo e contaminando a igreja. É Israel querendo voltar para o Egito (Êx 16.3; 17.3). Deus com mão poderosa tirou Israel do Egito, mas não tirou o ‘Egito’ de dentro deles, porque isso é um ato voluntário de cada crente que, quebrantado e consagrado, recorre ao Espírito Santo.

- Deus sempre encoraja, e anima os seus profetas para resolver as crises do seu povo: 
“Certamente eu serei contigo” (v.12). 
Ex.: Moisés, 3.12; Josué, Js 1.9; Gideão, Jz 6.14; Isaías, Is 6.7; Jeremias, Jr 1.8-9; Paulo, 2 Co 12.9. 

Aplicação: 
Hoje, muitos já perderam essa divina presença em sua vida e em seu ministério, por acharem que são alguma coisa em si mesmos, daí, a operação do Espírito Santo cessar em sua vida. Paulo exclamou: “Nada sou” (2Co 12.11). Tudo que temos ou somos na obra de Deus vem dEle (1Co 3.7).

II. AS DESCULPAS DE MOISÉS E A SUA VOLTA PARA O EGITO 
1. O receio de Moisés e suas desculpas. 
- Ao ser chamado pelo Senhor para ser o libertador dos hebreus, Moisés apresentou algumas desculpas — “eles não vão crer que o Senhor me enviou”; “não sou eloquente”. 

- Além de Moisés, outros homens de Deus apresentaram desculpas ao serem chamados: Gideão, Jz 6.15; Elias, 1 Rs 19.4; Jeremias, Jr 1.6. Isaías. Isso ocorre em virtude da grande crise social, moral, política ou espiritual que o povo está enfrentando, sendo estes problemas de conhecimento do profeta, sendo necessário sair do anonimato para fazer a vontade de Deus, tal atitude humanamente é impossível, portanto, estas "desculpas" são naturais, mas, devemos ter em mente que se Deus chamar Ele providenciará os meios necessários para cumprir Sua vontade. 

Aplicação
Quantas desculpas também não damos quando Deus nos chama para um trabalho específico? As escusas de Moisés, assim como as nossas, nunca são aceitas pelo Senhor, pois Ele conhece o mais profundo do nosso ser. Se o Senhor está chamando você para uma obra, não tema e não perca tempo com desculpas. Confie no Senhor e não queira acender a ira divina como fez Moisés, que tentou protelar sua chamada dando uma série de desculpas a Deus (Êx 4.14).

2. Deus concede poderes a Moisés. 
A fim de encorajar Moisés e confirmar o seu chamado, o Senhor realiza alguns sinais (Êx 4.1-9). Da mesma forma Deus ainda demonstra sinais para nos mostrar o seu poder e a sua vontade.

3. O retorno de Moisés. 
- Moisés não revela ao seu sogro Jetro o que Deus mandou ele fazer no Egito. Ainda não era a hora certa para isso. Moisés tinha um segredo com Deus, assim como Neemias, Ne 2.12. O líder precisa saber o momento adequado para revelar seus projetos. 

Aplicação
O cristão deve ter maturidade e compreender que nem todos os membros da Igreja, estão preparados para ouvir o que Deus nos prometeu ou nos falou. 

Moisés recebe a bênção do seu sogro (4.18) e leva consigo sua família (4.20). Moisés não poderia partir sem a bênção do seu sogro nem tampouco poderia partir e deixar sua família para trás

Aplicação
Para realizar a obra de Deus o líder precisa ter o apoio e cooperação da sua família. Se você ainda não o tem, ore a Deus nesse sentido.

III. MOISÉS SE APRESENTA A FARAÓ (Êx 5.1-5)
1. Moisés diante de Faraó. 
- Após o encontro que Moisés já tivera com Deus, estava preparado para apresentar-se ao rei do Egito juntamente com seu irmão Arão, procuraram Faraó para comunicar-lhe a vontade de Deus para o povo de Israel. 

- Destaca-se que Faraó era tido como mais um deus para o povo do Egito.

Respostas de Faraó (5.2)
- Quem é o SENHOR para que lhe ouça a voz e deixe ir a Israel?
- Não conheço o SENHOR; 
- Não deixarei ir a Israel; 
- Aumentou o volume de trabalho do povo (Êx 5.8,9). 

Aplicação
Talvez você esteja realizando alguma obra em obediência ao Senhor, mas isto não vai impedir que surjam dificuldades, problemas e aflições. Esteja preparado. Não podemos nos esquecer de que “por muitas tribulações nos importa entrar no Reino de Deus” (At 14.22). Enquanto estivermos neste mundo, estamos sujeitos às dificuldades (Jo 16.33).

2. A queixa dos israelitas (Êx 5.20,21). 
- A ingratidão dos hebreus 
O povo hebreu fica descontente com Moisés e Arão e logo começam a murmurar. Certamente todos esperavam que a saída do Egito fosse imediata. Mas este não era o plano de Deus. 

Atitude de Moisés: 
Moisés, aflito com a piora da situação, busca o Senhor e faz várias indagações. 

Aplicação
Quem de nós em semelhantes situações, estando em obediência a Deus, na vida cristã e no trabalho, já não indagou: “Por que Senhor?”. 

- Moisés não conseguia entender tudo o que estava ocorrendo, mas Deus estava no controle.

Aplicação
Às vezes não conseguimos entender o motivo de certas dificuldades, mas não podemos deixar de crer que Deus está no comando de tudo.

3. Deus promete livrar seu povo (Êx 6.1). 
- O livramento seria de uma forma sobrenatural; 
- A promessa foi cumprida, quando Israel saiu do Egito. 

Promessas de Deus para Israel: 
- Redimir Israel (v.6); Adotá-lo como seu povo (v.7), e Introduzi-lo na Terra Prometida. 

Todo o Israel e os egípcios tiveram a oportunidade de ver o poder de Deus.

CONCLUSÃO 
 Na lição de hoje aprendemos como o grande “Eu Sou” escolheu e preparou Moisés para que ele libertasse seu povo da escravidão egípcia. Deus continua a levantar e preparar homens para a sua obra. Você está disposto a ser usado pelo Senhor? Moisés apresentou algumas desculpas, mas não foram aceitas. Não perca tempo com justificativas, mas diga “sim” ao chamado de Deus.


Boa aula!


Bibliografia
Bíblia de Estudo - SHEDD
ELLISEN, Stanley. Conheça Melhor o Antigo Testamento. São Paulo, SP: Editora Vida, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Deixe o seu comentário;
- Assim que puder responderei;
- Faça desse espaço um lugar de crescimento espiritual;
- Grato por sua visita;
- Deus te abençoe.