Páginas

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

A VIDA DE MOISÉS

A Vida de Moisés - Três períodos de 40 anos. 

Os primeiros 40 anos de sua vida, Moisés passou no lar de seus pais e no palácio do faraó. Nascido em Gósen, mais ou menos em 1525 a.C., foi o segundo filho de Anrão e Joquebede, da tribo de Levi. No lar paterno, Moisés recebeu sua formação religiosa,  e na corte do faraó adquiriu conhecimento intelectual e político, além de treinamento militar. 

Os segundos 40 anos, passou exilado em Midiã, fugindo do faraó, meditando e trabalhando como pastor de ovelhas. Casou-se com Zípora, filha de Jetro, o sacerdote, e nasceram-lhe dois filhos, Gérson e Eliezer (Ex 18.34). 

Os últimos 40 anos de sua vida, os viveu  no Egito e no deserto, na condição de primeiro líder de Israel. Serviu ao Senhor como profeta, sacerdote e rei, muitos antes de esses cargos serem estabelecidos entre os judeus. Ensinou a todos como um profeta; como um sacerdote; intercedeu por eles quando caíram na idolatria e, como líder, retirou-os da servidão e os organizou como o povo da aliança de Deus. 

Alan Fabiano


Bibliografia
ELLISEN, S. Conheça melhor o Antigo Testamento: Um guia com esboços explicativos dos primeiros 39 livros da Bíblia. São Paulo - SP, Editora VIDA, 2007. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Deixe o seu comentário;
- Assim que puder responderei;
- Faça desse espaço um lugar de crescimento espiritual;
- Grato por sua visita;
- Deus te abençoe.