Páginas

sábado, 23 de julho de 2011

A COMISSÃO CULTURAL E A GRANDE COMISSÃO

 A COMISSÃO CULTURAL E A GRANDE COMISSÃO - lição 4

Objetivos: 
Compreender que a Missão Integral é uma ordenança divina.
Saber que a Comissão Cultural é uma convocação à Igreja
Conscientizar-se de que o Senhor Jesus comissionou-nos a pregar, a batizar e a fazer discípulos em todo o mundo. 

INTRODUÇÃO
Esta aula tem o objetivo de nos despertar para a pregação integral do Evangelho de Cristo, ratificando que a mensagem deve alcançar o homem nos aspectos 1. Espiritual, 2. Material, 3. Social e 4. Emocional. Além de nos alertar quanto ao nosso testemunho, uma vez que é comum vermos crentes fervorosos, contudo, dão mal testemunho no que tange as obrigações legais, em especial a obrigações tributárias, pois são pessoas que sonegam impostos, fazendo transações desonestas onde suas bases são a mentira e/ou meias verdades, ainda não demonstram o amor que pregam, pois não teem coragem de cobrir o nu, dar água ao que tem cede e pão ao que tem fome (Mt 25.31-46). São para estas verdades que devemos atentar nesta aula, assim continuaremos a ganhar almas com o nosso testemunho, atraindo os nossos familiares e amigos para o Senhor Jesus e sendo o sal da terra e luz do mundo (Mt 5.13). 
Insípido. adj. 1. Que não tem sabor; 2. Que não se deixa apreciar pelo paladar; 3.Monótono, desagradável. 

Essas são as qualidades do cristão que não obedece mais as ordens de Cristo Jesus. 
  
I. MISSÃO INTEGRAL - UMA ORDENANÇA DIVINA
1. Uma responsabilidade que vai além da evangelização
Esta responsabilidade vai além da evangelização porque ela visa a restauração do caráter e da alto estima do homem caído. Para melhor entender a trajetória que levou o homem a perder a sua real identidade, o comentarista fez uma retrospectiva até o Eden (Gn 1.26). 
a) O homem criado imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26) => b) O homem peca e afasta-se de Deus => c) O homem recebe morte espiritual, física e moral => d) A solução - a morte vicária de Cristo (Jo 3.16). 
Este é o primeiro aspecto do Evangelho - Salvar o homem da morte espiritual (Ef 2.1).  

Com o advento da morte espiritual veio de "carona" as perdas das qualidades morais, emocionais e do sustento físico. São esses os demais aspectos que o evangelho contempla, uma vez que Cristo veio para resgatar o homem como um todo (Mt 5.1-12).

Assim, as pessoas inseridas nos grupos ( menos favorecidos, os excluídos, marginalizados, os viciados, os menores abandonados e etc.) devem ser o nosso alvo de evangelização e socorro.
 
2. A Missão integral da Igreja
Missão Integral. Proclamação da Mensagem da salvação mediante a pregação e as ações que seguem-se a esta, tendo sempre a visão total do homem.

"A missão integral da igreja é evangelizar e servir"

- A igreja primitiva evangelizava e servia (At 4.34,35; 6.1-7);
- A igreja deve se preocupar com o bem estar social e emocional de seus membros; 
- Quando a igreja desenvolve a sua missão integral o nome de Deus é glorificado (Mt 5.16);
- Quando a igreja não desenvolve a sua missão integral, o nome de Deus é escandalizado;
- A missão da igreja é integral quando prega a salvação e desenvolve obras sociais, não há grupo mais eficiente e capaz de desenvolver obras sociais melhor do que a igreja, ela tem a capacidade de sacar o maior vazio que o homem sente - a ausência de Deus.  
- A igreja serve quando acolhe, visita, pratica a justiça, quando inibi o abuso, devolve a dignidade à alguém, é contra a discriminação, denuncia o mal e a injustiça. 

Sobre o servir
1. Sirva e evangelize. Mantenha sempre com você folhetos evangelísticos, ao doar um alimento, dinheiro, roupas, agasalhos e etc.., doe também um folheto e evangelize, não tenha medo ou vergonha. 

2. Dica de segurança. Em virtude da grande violência que assola o nosso país, devemos ter cautela ao sermos abordados por aqueles, sempre devemos oferecer alimento ao dinheiro.
3. O marco histórico da Missão Integral. 
Um dos marcos históricos do reconhecimento da Missão integral da Igreja foi o estabelecimento do Pacto de Lausanne,  um grande congresso mundial de evangélicos que ocorreu em 16 a 25 de julho de 1974 na cidade de Lausanne, Suíça, onde foi criado um comitê mundial das igrejas evangélicas.

Os artigos do Pacto de Lausanne.
  • O Propósito de Deus
  • A Autoridade e o Poder da Bíblia,
  • A Unidade e a Universalidade de Cristo,
  • A Natureza da Evangelização,
  • A Responsabilidade Social Cristã,
  • A Igreja e a Evangelização,
  • Cooperação na Evangelização,
  • Esforço Conjugado de Igrejas na Evangelização,
  • Urgência da Tarefa Evangelística,
  • Evangelização e Cultura,
  • Educação e Liderança,
  • Conflito Espiritual,
  • Liberdade e Perseguição,
  • O Poder do Espírito Santo,
  • O Retorno de Cristo.
O Pacto de Lausanne na integra. 

II. COMISSÃO CULTURAL - UMA CONVOCAÇÃO À IGREJA
1. Um chamado à responsabilidade.
Em virtude de o homem ser criado a imagem e semelhança de Deus, recebeu do seu criador a capacidade para administrar e governar, sendo ele (homem) a partir de então responsável para cuidar dos demais seres (Gn 1.28). 

Mas, para que o homem desenvolva esta tarefa é necessário que os seus princípios e valores sejam os mesmos que encontramos em sua Palavra, os quais servem para todas as esferas de nossas vidas, na família, na igreja, na escola, na empresa, nas negociações, no trato com meio ambiente, nas amizades e etc..

Sabemos que atualmente, o homem sem Deus explora os recursos naturais de forma desordenada, causando visíveis modificações climáticas em todo o mundo e extinção de várias especies de animais, é sabido ainda que são pessoas movidas pela ganância e poder, são pessoas que não compartilham dos princípios Bíblicos.

Vemos que o Evangelho e Cristo tem a capacidade de resgatar os valores e princípios do homem. Esses valores uma vez resgatados fazem do homem um agente transformador, orientador no meio em que vive. 

2. Restaurando a dignidade humana.
- A queda do homem trouxe consigo danos à dignidade humana, provocando toda sorte de injustiça e desprezo mútuos;
- Contudo a responsabilidade da Comissão cultural não foi anulada, ela deve ser observada por todos os servos de Deus, pois Ele é o dono da Terra e nós os administradores;
- O interessante é que essa dignidade muitas vezes não se restaura com vãs filosofias, casas de recuperação ou outro instrumento da sociedade - esta dignidade restaura-se plenamente em Cristo Jesus, que regenera o caráter do homem e lhe valoriza como filho.   

CONCLUSÃO
Nesta aula vimos que o Evangelho de Cristo é universal, para todos os povos, além de ter a capacidade de alcançar o homem em sua plenitude - corpo, alma e espírito. Percebemos ainda que a igreja de Cristo tem a incumbência de levar adiante este Evangelho, pregar a salvação através de Cristo, mas levar ao conhecimento das pessoas que o Senhor tem interesse de restaurar o carater, a vida social, moral e material de todos os que se chegam a Ele.   

Fontes:
Bíblia de Estudo - SHEDD - Editora Vida Nova;
Minidicionário - Soares Amora - Editora Saraiva
http://www.monergismo.com/textos/credos/Pacto_de_Lausanne.pdf
http://www.lausanne.org/