Páginas

sábado, 15 de outubro de 2011

APRENDENDO COM AS PORTAS DE JERUSALÉM

APRENDENDO COM AS PORTAS DE JERUSALÉM

Objetivos
Conhecer o significado das portas do Gado e do Peixe.
Aprender a respeito das portas Velhas, do Vale, do Monturo, da Fonte e da Guarda.
Saber que as portas de Jerusalém trazem preciosas lições para nossa vida pessoal. 

INTRODUÇÃO




I. A PORTA DO GADO E A PORTA DO PEIXE
1. A Porta do Gado ou das Ovelhas (v.1)
2. A Porta do Peixe (Ne 3.3; 12.39).

Porta do Peixe. Heb. Sha‘ar Haddagîm. Uma porta que se situava aproximadamente a meio do muro a norte de Jerusalém (2Cr 33:14; Ne 3:3; Ne 12:39; Sf 1:10); próximo da esquina noroeste da actual Haram esh-Sherif.


II. A PORTA VELHA E A PORTA DO VALE
1. A Porta Velha (Ne 3.6; 12.39).
2. A Porta do Vale (Ne 3.13). 

III. A PORTA DO MONTURO, DA FONTE E DA GUARDA
1. A Porta do Monturo (Ne 2.13; 3.14). 

Porta do Monturo. Uma porta junto à muralha sul de Jerusalém. Foi-lhe dado este nome porque os resíduos da cidade eram transportados por ali para serem queimados no Vale de Hinom (Ne 2:13; Ne 3:13; Ne 12:31).


2. A Porta da Fonte (Ne 3.15).

Porta da Fonte. Heb. Sha‘ar Ha‘ayin. Uma das portas da antiga Jerusalém (Ne 2:14; Ne 3:15; Ne 12:37). Uma vez que se situava perto do tanque de Siloé (Ne 3:15; cf. Jo 9:7, 8), devia localizar-se na zona mais a sul da cidade de David. Tratava-se provavelmente da porta a sudeste da cidade que conduzia a Enrogel, o poço ou nascente na confluência dos Vales de Quidrom e Hinom. Alguns comentaristas identificam-na com “a porta entre os dois muros” (2Rs 25:4; Jr 39:4; Jr 52:7).



3. Porta de Mifcade ou Porta da Guarda (Ne 3.31). 

Porta de Mifcade. Heb. Miphqad, “alistamento”, ou “soma”. Uma porta da Jerusalém de Neemias (Ne 3:31). Em Ez 43:21, o termo Miphqad é traduzido por “lugar da casa para isso ordenado”, referindo-se a uma zona do templo. Os comentaristas sugeriram que a Porta de Mifcade obteve este nome por conduzir à área do templo a que Ezequiel se refere. O contexto de Ne 3:31 indica que se situava na zona norte da muralha este do templo. Situar-se-ia próximo da actual Porta Dourada de Haram esh-Sherîf.


CONCLUSÃO

Um comentário:

  1. MUITO BOM, LINDO BLOG! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apoia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma sequência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em: www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, “Se você quer se dar bem com o mundo seja hipócrita, mas se você quer se dar bem com Deu seja verdadeiro!” divulgue este site, porque : “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. ”(II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6) Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas. www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

    ResponderExcluir

- Deixe o seu comentário;
- Assim que puder responderei;
- Faça desse espaço um lugar de crescimento espiritual;
- Grato por sua visita;
- Deus te abençoe.