Páginas

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

SINAIS E MARAVILHAS NA IGREJA

SINAIS E MARAVILHAS NA IGREJA
PANO DE FUNDO

INTRODUÇÃO
Nesta aula falaremos sobre os sinais e maravihas que seguiam os apóstolos do Senhor Jesus, o tema está baseado em At 3.1-11, farei um breve comentário sobre os versos, afim de trazer um contúdo a mais para ministração da aula.

At. 3.1-11

1. E PEDRO e João subiram juntos, ao templo, à hora da oração, a nona.

Pedro, João e Tiago (irmão de João) naturalmente passaram a liderar o grupo dos apóstolos e discípulos por causa da intima comunhão que tiveram com o Senhor Jesus (Mc 9.2; 13.3; 14.33; Lc 22.8; Gl 2.9). O judaísmo antigo obedecia a três horários fixos de oração: no meio da manhã (terceira hora, ou nove horas); a hora em que se oferecia sacrifício vespeertino (hora nona, ou quinze) e ao pôr-do-sol.

2. E era trazido um varão que, desde o ventre da sua mãe, era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.

Esse portão, também chamado de "Porta Formosa" ou "Portão de Nicanor", era todo revestido de bronze fino (coríntio) e principal acesso para o átrio do templo, oferecendo passagem entre o pátio dos gentios e o das mulheres.

3. O qual, vendo Pedro e João, que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola.
4. E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.
5. E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa.
6. E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou.
Em nome de Jesus Cristo, o nazareno, levanta-te e anda.

Em nome.... isto é, pela autoridade e poder de Jesus Cristo.

7. E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram.
8. E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.

Do pátio exterior entraram no pátio das mulheres (onde ficava as caixas coletoras de ofertas - Mc 12.41-44), e depois passaram para o pátio de Israel. Desde o pátio exterior, foram atravessados nove portões até os pátios interiores.

9. E todo o povo o viu andar e louvar a Deus;
10. E conheciam-no, pois era ele o que se assentava, a pedir esmola, à porta Formosa do templo; e ficaram cheios de pasmo e assombro, pelo que lhe acontecera.
11. E, apegando-se o coxo, que fora curado, a Pedro e João, todo o povo correu atónito, para junto deles, ao alpendre chamado de Salomão.

O Pórtico de Salomão ficava ao longo do lado interno do muro que cercava o pátio exterior, com fileiras de altas colunas de pedra de nove metros de altura e um teto todo trabalhado em cedro maciço (Jo 10.23).

Fonte
Novo Testamento - King James
Bíblia de Estudo - SHEDD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Deixe o seu comentário;
- Assim que puder responderei;
- Faça desse espaço um lugar de crescimento espiritual;
- Grato por sua visita;
- Deus te abençoe.