Páginas

sábado, 8 de janeiro de 2011

A ASCENSÃO DE CRISTO E A PROMESSA DE SUA VINDA

Lição - 2
Objetivos
Conhecer a historicidade da Ascensão de Jesus Cristo de Nazaré.
Explicar as implicações teológicas da Ascensão de Cristo
Saber que o Cristo ressuscitado intercede por nós, à destra de Deus, e consola-nos da força do Espírito Santo.


APRESENTAÇÃO
Nesta aula o comentarista abordou a Ascensão de Cristo e a promessa de Sua vinda como título, e sobre o mesmo abordou três temas, o primeiro será focalizado alguns fatos históricos que comprovam o evento da Ascensão de Cristo, o segundo será sobre a Teologia da Ascensão de Cristo e o último a Ascensão na nossa devoção – onde será mostrado o que a ascensão de Cristo representa para a Igreja, bem como a promessa do Seu retorno. São esses os assuntos que devem ser focados e abordados.

INTRODUÇÃO
Estamos diante de um assunto que causa inquietação para muitos filósofos, psicólogos, sociólogos entre outros, que não aceitam as comprovações históricas da pessoa de Jesus Cristo como divino – aceitando-O apenas como Jesus Cristo – homem, portanto, histórico. Mas, para os cristãos O Senhor Jesus Cristo não é apenas histórico, Ele é o Messias prometido, que foi enviado por nós, morreu por nós, ressuscitou por nós, vive e intercede por nós à destra de Deus.
Assim sendo, é impossível aceitar o cristianismo sem aceitar os acontecimentos históricos que culminaram para a salvação da humanidade, ou seja, devemos aceitar o fator sobrenatural na história da humanidade, e reconhecer que o cristianismo não é uma religião criada por homens, ser cristão é ser obediente ao único Deus-homem que trouxe a salvação para todos, mas que exige a resposta de cada um, da qual depende o seu destino eterno.

A HISTORICIDADE DA ASCENSÃO DE CRISTO
Ao lermos a Palavra de Deus não temos dúvida com relação ao fato da ascensão de Cristo, pois seria impossível não ser verdade, se considerarmos o número de pessoas que morreram crendo na Sua divindade, isso porque viram a ascensão e ouviram sua promessa de retorno.
Lucas, no livro de Atos narra este acontecimento e escreve-os para fazerem parte da história da humanidade, mas, não foi só Lucas que registrou este acontecimento, houve ainda historiadores conhecidos no meio teológico, que fazem menção da ascensão de Cristo, bem como suas conseqüências na época, são registros de historiadores, tais como “Clemente, de Tertuliano, de Josefo e de Fílon”.

O texto a baixo foi tirado do Livro – História Eclesiástica, pag. 33, de Eusébio de Cesaréia.

[* Este livro foi composto com extratos de Clemente, de Tertuliano, de Josefo e de Fílon.

[Prólogo]
1. Todos os dados da História Eclesiástica que era necessário estabelecer como prólogo: o referente à divindade do Verbo salvador, a antigüidade dos dogmas de nossa doutrina e a sobriedade da forma de vida evangélica dos cristãos; e não apenas isso, mas também o que se relaciona com a recente manifestação de Cristo, com a atividade anterior à paixão e com a escolha dos apóstolos; tudo isto está bem explicado no livro anterior, com razões abreviadas.

2. Mas no presente vamos considerar também os fatos que se seguiram à sua ascensão. Uns iremos anotando das Sagradas Escrituras, outros tomaremos de fora, dos tratados que oportunamente citaremos.]

Nesse livro há vários acontecimentos que marcaram a sociedade na época após a ascensão de Cristo, portanto fica mais que provado que a ascensão de Cristo é um FATO e não um MITO, fato este que marcou a história humana, nos mostrando que intrinsecamente a ela está a história da Salvação.
Mas temos o maior historiador de todos os tempos - o Espírito Santo, Ele é a prova cabal do fato ascensão, pois é a promessa condicional que Cristo fez "...Se Eu não for o Consolador não virá...." Jo 16.7. Portanto somos testemunhas após mil novecentos e setenta e sete anos, (mais ou menos), porque temos o Espírito Santo dentro de nós.

Sobre a Teologia da Ascensão de Cristo e a Ascensão de Cristo em nossa devoção, segue a baixo o link.

http://espadaflamejante.blogspot.com/2011/01/ascensao-de-cristo.html

CONCLUSÃO
A ascensão de Cristo é um fato que marcou a história da humanidade, embora muitos queiram se manifestar contra, jamais vão conseguir apagar das nossas mentes e corações tal acontecimento, mas o melhor de tudo é que temos um Advogado que intercede por nós, junto ao Pai, e temos um Consolador que intersede por nós mesmo quando em gemidos inesprimíveis, ainda que não consigamos falar nada, o Espírito Santo expressa por nós o que sentimos.

Que Deus abençoe a todos, em nome de Jesus.

Fontes
Bíblia de Estudo SHEDD
PEARMAN, Myer. Conhecendo as Doutrinas da Bíblia. São Paulo. 2ª Ed. Vida, 2006.
e-book - Eusébio de Cesaréia - História Eclesiática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Deixe o seu comentário;
- Assim que puder responderei;
- Faça desse espaço um lugar de crescimento espiritual;
- Grato por sua visita;
- Deus te abençoe.