Páginas

sábado, 15 de agosto de 2009

A CHEGADA DO ANTICRISTO

A CHEGADA DO ANTICRISTO

INTRODUÇÃO
- Neste breve estudo veremos alguns acontecimentos que acontecerão com o advento do Anticristo bem como o seu perfil, além do anticristo que há de se revelar nos ultimos dias, veremos também a respeito dos anticristos citados por João “muitos anticristos haviam surgidos do meio deles (I Jo 2.18,19), se referindo principalmente aos Gnósticos que negavam a divindade e humanidade de Jesus.

- Hoje, tanto o Anticristo quanto os anticristos são uma realidade inconteste, obviamente estamos mais perto do fim – existem atualmente muitas seitas e heresias, as quais equiparam o Senhor Jesus aos seus deuses ou a filosofias humanas, não dando a hora e glória devida a Cristo, o Único caminho para a vida eterna (Jo 3.16; 14.6).

I. O ESPÍRITO DO ANTICRISTO NO MUNDO
Anticristo = Anti= “contra” ou “em lugar de", ou seja, contra Cristo ou em lugar de Cristo.
A preparação para a implantação do governo do Anticristo, é um sinal que anuncia a volta de Jesus. 

A palavra é usada cinco vezes no livro de João. No singular, “anticristo” é usada para identificar um indivíduo específico destinado a vir no final da história, usurpando o nome e as prerrogativas que pertencem unicamente a Cristo, levantando-se contra tudo o que se chama Deus (II Ts 2.3,4), ao passo que no plural “anticristos” identifica pessoas contemporâneas de uma mesma geração ou não, movidas por um espírito contrário a Cristo, ao seu povo ou suas obras.

1. O terreno está sendo preparado
Os acontecimentos no cenário mundial revelam o cumprimento das Escrituras Sagradas no tocante o surgimento e manifestação do governo do Anticristo. Segue abaixo alguns sinais precursores para tal, que inclusive está praticamente pronto?

Globalização em meados da década de 1980;
Internet em 1990;
Nova ordem mundial em 1990;
Constante organização Geopolítica;
União de blocos econômicos; 
Perseguição e degolamento em massa de cristãos. 

Outros sinais conforme – II Ts 2.3,4.
A intensificação da injustiça; aumento da iniquidade – 2.7; 
Apostasia das verdades bíblicas – 2.3. 

Por fim, "[...] somente há um que agora resiste, até que do meio seja tirado; E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda" 2 Ts 2.7,8

Todos estes acontecimentos fazem parte de uma gama de eventos que já surgiram e que irão surgir durante o processo de implantação do governo do Anticristo, trata-se de um pensamento estratégico e demoníaco, onde pessoas estão perdendo a liberdade e podem ser controladas à distancia.

Geopolítica. É uma área da Geografia que tem como objetivo fazer a interpretação dos fatos da atualidade e do desenvolvimento político dos países usando como parâmetro principal as informações geográficas - Dn 7.8.

Blocos Econômicos. Conjunto de países que estão organizados em função de interesses econômicos comuns.

Por exemplo: A Área de Livre Comércio (ALCA E NAFTA); Mercado Comum do Sul (MERCOSUL); A Organização Mundial do Comércio (OMC).

Chip Subcutâneo. Contém todas as informações do portador sobre saúde, dados pessoais, informações bancárias e demais informações desde informações de saúde a entrada em estabelecimentos e custam 200 dólares;

Nova ordem mundial ou Nova Ordem Geopolítica Mundial. Significa o plano geopolítico internacional das correlações de poder e força entre os Estados Nacionais após o final da Guerra Fria. Tem sido utilizado para se referir a um novo período no pensamento político e no equilíbrio mundial de poder, é principalmente associado ao sistema único de governo mundial. 

O Anticristo assumirá grande poder em todas as áreas da sociedade – político (Dn 7.8), comercial e religioso (Dn 8.25; Ap 13.16,17).

2. Prodígios e sinais

Segundo a eficácia de Satanás – 2 Ts 2.9

A Bíblia registra três períodos de múltiplos milagres:

1º. O tempo do Êxodo;

2º. Época de Elias e Elizeu;

3º. Tempo de Cristo e dos apóstolos. 

- Ainda hoje vivemos um período de muitos milagres, pois constantemente vimos pessoas sendo curadas das mais diversas enfermidades, paralisia e graves doenças, câncer, aids, demência, cegueira entre outras. 

4º. Período de milagres está por vir, contudo atribuídos a Satanás através de prodígios de mentiras (2 Ts 2.9) e para outro grupo de pessoas – “os que perecem” (2 Ts 2.10), eles se aglomerarão em massa, atrás do homem do pecado!

- Acredito que os sinais realizados pelo Iníquo será através da tecnologia, como já estamos vendo. 

- Devemos ficar com a Palavra da verdade, e atentos aos acontecimentos ( Ts 2.9; Mt 24.24).

AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo” I Jo 4.1.

3. Sua aparição
- Apesar dos grandes acontecimentos mundiais como já mencionamos acima, sua aparição é incerta, não dar para nomear o Anticristo ainda, existe homens influentes na esfera mundial que poderíamos apontar como precursores do Anticristo, não sabemos se estes governantes têm ou não consciência de suas ações na esfera das profecias bíblicas. O certo é que estamos vendo acordos sendo firmados e outro projetos anunciados, os quais contribuirão diretamente no cumprimento das profecias, os principais são: 
uma só moeda; 
uma só identidade; 
uma só religião e um só governo.

- O que podemos afirmar é que ele irá se manifesta publicamente após o arrebatamento da igreja (2 Ts 2.6,7), contudo já temos visto seu governo se formando.

II. A PESSOA DO ANTICRISTO
Será uma pessoa influente e com inteligência sobrenatural, pois vai impactar o mundo com o seu poder de persuasão (Dn 9.27; Mt 24.24).

1. Sua identidade
- A identidade do Anticristo não é algo simples de saber, pois há muitos anos que homens estudiosos buscam saber quem é o detentor da insígnia 666. Mas até agora não se sabe, contudo, a Palavra de Deus nos mostra algumas características desse homem:

- Terá um número que lhe servirá de identidade – Ap 13.18;
- Será uma personificação do Diabo;
- Intelectualmente poderoso – Dn 7.20;
- Orador impressivo – Dn 7.20;
- Mestre político – Dn 11.21;
- Possuidor de grandes habilidades comerciais – Dn 8.25;
- Gênio militar – Dn 8.24;
- Perito administrador – Ap 13.1,2; 
- Experto em religião – 2 Ts 2.4.

Outras descrições do Anticristo:
- Filho da perdição – 2 Ts 2.3;
- O homem do pecado – 2 Ts 2.4;
- Iníquo – 2 Ts 2.8;
- O Príncipe que há de vir – Dn 7.8;
- A besta que sobe do mar – Ap 13.1-10;
- A besta da cor de escarlate – Ap 17.3 e
- A besta – Ap 17.8,16; 19.19,20; 20.10.

2. Suas atividades
- No inicio da sua atuação fará um pacto com Israel por sete anos, restaurando as práticas antigas dos sacrifícios no templo em Jerusalém – Dn 9.27;

- Declara ser Deus – 2 Ts 2.4;
- Exigirá adoração – Ap 13.8;
- Rompe o pacto na metade dos sete anos – Dn 9.27;
- Proíbe a adoração a Deus – 2 Ts 2.4;
- Perseguirá severamente quem permanecer fiel a Cristo – 2 Ts 2.4.

- Estas coisas ocorrerão após o rompimento do pacto com Israel e iniciará a grande tribulação – Ap 7.14; 12.17; 13.15.

3. Seu fim
- Será na batalha do Armagedon quando o Senhor Jesus vier nas nuvens com a igreja, momento em que o Anticristo será destruído com todo seu exercito e todos quantos lhe seguirem – Mt 24.30; Ap 19.19-21 definitivamente.

III. OS ANTICRISTOS NO MUNDO
Anticristos - Identifica pessoas contemporâneas a qualquer geração, que são movidas pelo espírito do Anticristo, sendo contrários a Cristo e ao seu povo ou à sua obra.

- A Bíblia nos mostra advertências feitas por Jesus (Mt 24.11, 24); Paulo (2 Ts 2.7; 1 Tm4.1); Pedro (2 Pe 2. 1-22); João (1 Jo 2.18; 4.1); Judas (Jd 3,4,12,18) e nas cartas de Cristo às sete igrejas da Ásia (Ap 2.2,6).

Em nossos dias não é diferente, eles estão por toda parte.

Você conhece algum?

1. Saíram do seio da igreja
- É difícil de perceber os falsos mestres, pois as suas iniquidades são cometidas as escondidas, como os fariseus, vivem de uma aparência cristã verdadeira, mas são o joio no meio do trigo, são lobos com pele de ovelhas (Mt 7.15), são pastores que pastoreiam a si mesmo (2 Pe 2.3).

- Fica claro que os “anticristos” ou falsos mestres de quem João escreve se apresentavam como sendo crentes, eles eram descobertos pelas diferenças de ensinos e caráter, quando eram vistos não mais fingiam e saíam da congregação.

- O ímpio não permanece na congregação dos justos – Sl 1.5

2. Negavam à sã e principal doutrina cristã
- Os anticristos, negam a plenitude da divindade e humanidade de Jesus Cristo. 
"Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo" 2 Jo 1.7.

Mas como isso acontece?
- Eles afirmam meias verdades, professam a Cristo mas não na sua plenitude, não a Cristo como o Único caminho para a vida eterna; confessam Jesus como um homem perfeito ou um filho especial de Deus e não como o Cristo, o mais interessante é que usam a Bíblia para fundamentar suas heresias.

- Qualquer cristianismo muito fácil ou muito complicado ou ainda fundado em aparições de seres angelicais não procede de Deus, o evangelho do Senhor Jesus Cristo é simples Gl 1 7-9.

3. Queriam enganar os fiéis
- O objetivo dos anticristos é exatamente tirar o foco do verdadeiro Cristo, Satanás nos últimos dias tem trabalhado e arregimentado um exército de falsos profetas e doutores que usam a Palavra de Deus para pregar um reino material (Mt 6.19-21), um evangelhos sem renuncia (Mt 10.39), sem perseguição (Jo 15.20), um evangelho sem aflição (Jo 16.33), banalizam a graça de Deus (Rm 6.1), pois vivem na prática do pecado, adultério, homossexualismo, ganância, mentiras, sonegação fiscal, negócios fraudulentos entre outros. 

- Portanto devemos examinar os espíritos (1 Jo 4.1) não julgando precipitadamente, mas por amor ao evangelho genuíno e em defesa da fé em Cristo, entretanto, é necessário ter o Espirito Santo e manejar bem a Palavra da verdade (At 17.11).

CONCLUSÃO
Meus queridos e amados irmãos quando estudamos assunto como esses sentimo-nos impactados com a sua atualidade, o quanto esse mal tem se espalhado e tem trazidos grandes prejuízos ao evangelho de Cristo, digo os “anticristos” e o que dizer do Anticristo? Estamos nos últimos momentos, que venhamos a cada dia nos aproximar mais de Cristo, da sua simplicidade e humildade, assim seremos mais parecidos com Ele e não vamos cair nas ciladas de Satanás e seus adeptos.

Deus te abençoe e te guarde para que vc não seja enganado por qualquer vento de doutrina, não se emocione com facilidade; mas use a razão, estamos vivendo em dias trabalhosos e muitos falsos mestre e doutores tentam enganar os ouvintes, mas quem tem a Palavra jamais será confundido. 


Alan Fabiano

Fonte
Bíblia de Estudo Pentecostal;
Bíblia online – Mundo Bíblico;
Bíblia Sagrada – Revista e Corrigida /SBB;
Pequena Enciclopédia Bíblica – Orlando Boyer;
Apocalipse – Versículo por Versículo, Severino P. da Silva – CPAD;
Comentário Histórico – Cultural do Novo Testamento, Lawrence O. Richards, CPAD;
http://www.sociedadedigital.com.br/
http://www.suapesquisa.com/
http://veja.abril.com.br/
Roteiro de estudo, Prof Alan Fabiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Deixe o seu comentário;
- Assim que puder responderei;
- Faça desse espaço um lugar de crescimento espiritual;
- Grato por sua visita;
- Deus te abençoe.